sábado, 5 de setembro de 2009

Das mentiras que ouvi

Não se assuste quando eu disser uma fraqueza minha: outro dia contei uma mentira para agradar meu ego. Uma mentirinha boba do tipo “ah, eu já vi isso!” e na verdade nunca nem ter ouvido falar do assunto. E não pense com descaso que “todos nós fazemos isso”. Todos mentem assim alguma vez na vida. Verdade. Poucos assumem. Eu assumi (dessa vez) e me senti bem. No momento seguinte à curta humilhação provocada pelos ouvintes, é claro. Certos eles.

Mentiras que alimentam o ego servem apenas para falsear sua identidade. É como vestir o figurino de outro personagem que não te serve bem, mas você acredita que está perfeito! Sabe quando aquela moça com alguns quilos a mais veste uma blusa apertadinha, se enxerga linda, mas os olhares na rua denunciam o mau-gosto? (não entremos no mérito da questão de exemplo tão medíocre). Pois, mentir dessa forma é assim: só você pensa que está elegante, enquanto o público desconfia e prepara os tomates.

Pensando nisso me lembrei de Dorian Gray. Vivendo uma grande farsa para a platéia bravejar elogios múltiplos enquanto ele passa, enquanto ele fala, enquanto ele engana a todos. Engana e encanta. Veste sua alegoria tão bem maquinada para ludibriar a todos com histórias fantásticas! Estará mais satisfeito quanto mais amarem a ele – ou seu personagem. Pomposo cavalheiro. Inteligente. Bonito. Galante.

Pobre, morreu ao ver a própria verdade.



JG

Um comentário:

  1. Só o template (é assim que se chama, não é não?) já é fabuloso! Ma eu acabo de descobrir um lado seu do qual eu sinceramente nem suspeitava! Não que eu seja a pessoa mais sagaz quando se trata de suspeitar das coisas, mas eu to extremamente surpresa... é fabuloso(2)!

    Seus textos, seus exemplos (nada mais ilustrativo que uma mulher com quilos à mais trajando uma blusa com pano à menos!), seu bom gosto, você!!

    Sério, querido, parabéns isse blog ta incrível!
    Beijos com carinho

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie, adicione um pensamento, um verso... mas não deixe passar em branco.